Negócios

Trabalhar com um propósito

Equipe Télos

25/05/2020, 23:05
Trabalhar com um propósito

Trabalhar com um propósito é o que move as pessoas a se dedicar mais, acreditar em si mesmas, inovar e realizar uma atividade que seja relevante para a sociedade e para o mercado. Neste texto vamos falar sobre o trabalho com propósito e o que o significado de Télos tem a ver com tudo isso.

Acompanhe conosco!

O que significa propósito?

Propósito é o que motiva as pessoas. É a razão de ser do seu trabalho. Mas o conceito de propósito não está apenas relacionado a uma predileção pessoal ou ao que um profissional gosta de fazer. Não se trata apenas de preferência, mas também de relevância.

O propósito do trabalho também deve estar alinhado ao propósito de vida de um indivíduo, porque desta forma a pessoa “veste a camisa” de seu serviço. Ao acreditar na relevância desta atividade, o profissional pode extrair disso uma sensação de bem estar mental que o permite trabalhar com muito mais vigor e felicidade.

O propósito de um trabalho é algo que mistura o prazer de se desempenhar uma tarefa com a importância que esta atividade tem para as pessoas, para o mercado e para a sociedade. As maiores e melhores empresas do mundo utilizam estes propósitos como forma de motivar seus funcionários.

Quando um profissional sente amor por seu trabalho, vê que isso está alinhado às metas de sua vida e ao mesmo tempo percebe que está sendo útil para o mundo, ele está no caminho de atingir o seu Télos.

Télos significado

Télos é uma palavra grega que pode ser traduzida para conceitos como destino, objetivo, alvo, finalidade, propósito. Podemos dizer que Télos é o estado da arte da vida profissional, pessoal e financeira de uma pessoa.

Passamos boa parte de nossas vidas buscando os nossos objetivos porque eles nos trazem retorno financeiro, satisfação pessoal e uma sensação de bem-estar mental por ser útil às pessoas. Aliás, vivemos em uma época na qual as pessoas estão mais dispostas a perseguir seus sonhos.

Prova desta busca pelo Télos é o número crescente de jovens no ensino superior ou em cursos livres, estudando para trabalhar na área em que gostam e se sentem bem. Outra evidência disso é a alta quantidade de jovens empreendendo em startups e criando seus próprios negócios, baseados em sonhos de inovação e de melhorias ao mundo.

Por que trabalhar com propósito?

Quem não enxerga propósito no próprio trabalho tende a se estagnar na vida. Vive todos os seus dias em piloto automático, desempenhando uma função que não julga realmente necessária, prazerosa ou relevante. O trabalho sem propósito leva a uma vida sem ambição ou vontade de crescer.

Além disso, trabalhar em uma função sem propósito de vida pode levar ao aumento do stress ou até mesmo quadros de ansiedade e depressão. Não importa idade ou classe social, é possível fazer mudanças em sua própria vida para perseguir o seu Télos, mesmo que isso aconteça de forma gradual, com pequenos passos.

Para entender mais sobre propósito de vida, trabalho e outros temas correlatos, acesse outros de nossos conteúdos!

Conecte-se com a Télos

Vem de DM
Chama no zap!
Manda um tweet
Somos profissionais também!
Quer oficializar a relação?

Clique nos ícones

2020, Télos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Daniel Aroucha, projeto gráfico por Gabriel Aroucha.