Investimentos

Sem dinheiro para viajar de novo? Aqui vão algumas dicas para você conseguir juntar seu dinheiro!

Equipe Télos

25/05/2020, 23:05
Sem dinheiro para viajar de novo? Aqui vão algumas dicas para você conseguir juntar seu dinheiro!

Quantas vezes nós queríamos viajar com os amigos, visitar um parente que mora longe ou fazer uma viagem romântica com seu/sua parceiro/a, mas quando fomos olhar a conta, não tínhamos guardado dinheiro suficiente. Dá aquele aperto no coração não é mesmo?

Pensando nisso, criamos algumas dicas para que você consiga poupar seu dinheiro para gastar com o que deseja, sempre de forma consciente, é claro...

Primeiro é preciso aprender o que é poupar, e isso é bem mais simples do que parece.

Poupança = Ganhos - Gastos

Dessa forma se você não está conseguindo guardar dinheiro, infelizmente tenho uma notícia ruim para te dar, isso significa que você está gastando mais do que ganha. Mas não tem porque se desesperar, existem duas soluções simples:

1. Ganhar mais
ou
2. Gastar menos

Gastar menos pode não parecer a opção dos sonhos, mas na grande maioria dos casos é a opção mais viável. Agora que você já entendeu essa simples equação, o próximo passo é definir seus objetivos.

Esta etapa é muito pessoal, portanto determine para o quê você deseja poupar seu dinheiro, encontre uma motivação, pode ser uma viagem, um celular, um computador, ou o quê melhor encaixar em sua realidade. Este objetivo deve ser algo que você realmente deseje, já que para cortar gastos é preciso de determinação.

Depois de definir seus objetivos, você agora precisa entender seu estilo de vida e a real necessidade de todos os seus gastos. Isto é para que você consiga visualizar de onde pode diminuir suas despesas. Para isso você precisa organizar seus custos, para te ajudar temos um exemplo do que chamamos de “planilha financeira mensal”.

Para organizar sua planilha separe em três categorias:
Renda:
Qualquer tipo de fonte de capital, pode ser seu salário, mesada, entre outros.

Custos fixos:
Estes são os custos que não importa a situação, ao final do  mês você precisará pagar, como por exemplo, faculdade, aluguel, seguro saúde, conta do celular, etc. Estes gastos são os mais difíceis de se livrar. Uma dica é que os custos fixos não ultrapassem 50% dos gastos mensais.

Custos variáveis:
Estas são as despesas que são mais fáceis de serem repensadas, aqui entram os custos como saída para restaurantes, cinema, roupas, entre outros. É importante saber que esses gastos variam a cada mês, já que não necessariamente eles acontecerão sempre.

Agora que suas despesas estão organizadas, você já pode começar a estipular metas de poupança. Lembre-se, essas metas precisam ser realistas e alcançáveis.

Uma dica é cortar primeiro os gastos que considerar mais supérfluos, assim você começa a poupar sem sentir falta do que está economizando.

Viu como poupar é somente uma questão de organização? Comece a organizar seus gastos agora mesmo e garanta aquele dinheirinho extra no final do mês para fazer o que deseja!

Conecte-se com a Télos

Vem de DM
Chama no zap!
Manda um tweet
Somos profissionais também!
Quer oficializar a relação?

Clique nos ícones

2020, Télos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Daniel Aroucha, projeto gráfico por Gabriel Aroucha.