Mercado de trabalho

Por que você deve sempre estar se renovando no mercado de trabalho?

Equipe Télos

25/05/2020, 23:05
Por que você deve sempre estar se renovando no mercado de trabalho?

Há algumas décadas, ter um curso superior era considerado o máximo que alguém poderia alcançar em sua carreira. Porém, com o passar do tempo, foram surgindo as especializações, os cursos técnicos, cursos livres, profissionalizantes e inúmeras outras opções para quem deseja manter um currículo sempre atualizado.

Hoje em dia, o cenário corporativo está cada vez mais competitivo e exigente, e por este motivo, o ideal é que você esteja em constante aprendizado e sempre renovando suas experiências.

Quais são os maiores benefícios de se renovar no mercado?

Existem várias maneiras de conseguir qualificações para melhorar as oportunidades na carreira. Desde cursos até workshops podem ser considerados cursos de atualização, afinal de contas, conhecimento nunca é demais.

Neste artigo, vamos mostrar quais os benefícios de ir atrás de novas oportunidades de se especializar. Veja:

1. Currículo mais competitivo

Nos últimos anos, o país tem enfrentado algumas crises financeiras que tem feito com que o número de desempregados aumente cada vez mais. Com isso, milhões de pessoas estão disponíveis no mercado de trabalho e sedentas por uma oportunidade.

Hoje em dia, existem cerca de 12 milhões de desempregados e não há previsão de que haja vagas para todos. Por isso, quanto melhor for o seu currículo, mais chances terá de sair na frente na busca por uma oportunidade.

Com a tecnologia, tem sido cada vez mais fácil conseguir fazer cursos e especializações, mesmo quando não há muito tempo para isso. Através da internet é possível estudar e conseguir certificados que agreguem valor à sua carreira.

2. Definição profissional e mais estratégica

Outro fator positivo das especializações é a respeito dos objetivos bem definidos. Muitas profissões têm sofrido “mutações” por conta da falta de oportunidades.

Ao se especializar, você pode criar alternativas para não ficar para traz e assim conseguir uma chance de mostrar o seu trabalho.

Podemos dar como exemplo as profissões do ramo da Comunicação, pois diversos jornalistas têm optado por se especializar em Marketing e assim trabalhar com conteúdo. Pois essa tem sido uma saída para aqueles que não têm conseguido uma vaga nas tradicionais redações.

3. Oportunidade de aumentar sua rede de contatos

Muito se fala hoje em conseguir uma vaga de trabalho a partir de indicações, o famoso Q.I (Quem Indica). Essa é uma máxima que tem sido muito verdadeira.

Tem sido muito mais efetivo conseguir uma oportunidade através de contatos e amigos e por isso quanto mais pessoas se conhecem, mais fácil entrar no mercado de trabalho.

Ao voltar a estudar, você conhece novas pessoas e aumenta o seu networking, e isso é muito benéfico na hora de procurar um emprego.

Melhores formas de renovar seus conhecimentos

  • Faça cursos: busque cursos que tenham a ver com a sua carreira e que tragam mais oportunidades de contatos com pessoas influentes em sua área.
  • Eventos: participe de feiras, eventos e workshops na sua área. Por exemplo: se você é um profissional da beleza, participe de lançamentos de novos produtos, cursos etc.
  • Faça treinamentos: além dos cursos, você pode ir atrás de treinamentos, que envolvem mais a prática do que a teoria.

Conclusão

Em um mundo tão competitivo quanto o nosso, a melhor maneira de estar à frente dos demais, é através de novos conhecimentos. Dito isso, planeje sua rotina para que seja possível estudar sem maiores problemas.

Vá atrás do melhor para a sua carreira e destaque-se no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse o nosso blog e confira os conteúdos exclusivos.

Conecte-se com a Télos

Vem de DM
Chama no zap!
Manda um tweet
Somos profissionais também!
Quer oficializar a relação?

Clique nos ícones

2020, Télos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Daniel Aroucha, projeto gráfico por Gabriel Aroucha.