Educação

O que levar em consideração ao escolher um curso de capacitação?

Equipe Télos

25/05/2020, 23:05
O que levar em consideração ao escolher um curso de capacitação?

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Ter uma graduação já não é suficiente para garantir uma boa posição. Por isso, as empresas querem que o profissional tenha um vasto repertório de habilidades.

Não importa se a pessoa já tem uma colocação ou se está em busca de uma oportunidade, é preciso se preparar e investir em cursos para desenvolver conhecimentos das mais diferentes áreas. Mas, você sabe o que levar em consideração ao escolher cursos de capacitação?

Modalidades de educação

Qual modalidade de ensino será utilizada: presencial, à distância ou mista? Cada um desses modelos apresenta vantagens e desvantagens.

O curso presencial exige um gasto financeiro e de tempo com o deslocamento, além de ter horários definidos. Em contrapartida, pode ser ótimo para quem prefere ter um professor ao seu lado na hora de aprender.

Já o método à distância normalmente permite assistir às aulas nos horários em que for mais conveniente para o aluno, além de não ter o fator do deslocamento.

Duração do curso

Saber o tempo de duração de um curso é muito importante na hora de escolher qual a melhor alternativa para você. Há quem esteja em busca de uma capacitação mais rápida. Já outros não se importam de investir em uma formação mais longa se o conteúdo for bem completo.

Metodologia de ensino

Considere qual será a metodologia de ensino utilizada no curso que você pretende realizar. Atualmente, existem vários métodos além daqueles tradicionais. É possível aprender por meio de aulas ficcionais, nas quais atores interpretam os conteúdos.

Há também o modelo de sala de aula invertida e o conceito de gamificação, no qual os participantes aprendem de forma engajadora e interativa.

Programa do curso

Depois de escolhida a instituição, pesquise qual é a estrutura do curso e confira em quantos módulos ele está dividido. Conheça os tópicos de cada módulo e informe-se sobre possíveis métodos de avaliação.

Valor do investimento

O preço do curso é outro item a se considerar na hora de escolher a formação. Não avalie apenas o valor em si, mas analise também o que é oferecido dentro daquele valor. Sabe aquela história de custo-benefício? É exatamente isso que deve ser levado em conta.

Coloque no papel todos os prós e contras para saber qual curso vale mais o investimento. Considere também quais as formas de pagamento que a instituição oferece, além da possibilidade de parcelamento do valor.

Objetivos que deseja alcançar

Pense nos objetivos que você deseja alcançar com o curso. Quais novas habilidades você quer desenvolver? Pretende conseguir uma promoção ou buscar alguma oportunidade em uma área diferente? De acordo com a sua intenção, analise qual o curso mais indicado.

Quer ver mais conteúdos sobre desenvolvimento profissional? Só dar uma olhada em nosso blog!

Conecte-se com a Télos

Vem de DM
Chama no zap!
Manda um tweet
Somos profissionais também!
Quer oficializar a relação?

Clique nos ícones

2020, Télos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Daniel Aroucha, projeto gráfico por Gabriel Aroucha.