Educação

Gamificação: saiba como ela pode te ajudar nos estudos

Equipe Télos

25/05/2020, 23:05
Gamificação: saiba como ela pode te ajudar nos estudos

Quem nunca passou algumas horas jogando, seja em um console de videogame ou mesmo um jogo de baralho com a família? Quando estamos nessa situação, nem percebemos o tempo passar. Agora, vamos imaginar uma aula longa, com um conteúdo pesado: não seria mais proveitoso se existisse uma forma mais simples de aprender a matéria? É nesse cenário que surge o conceito de gamificação. Essa inovação aparece como uma ferramenta auxiliar na hora de aprender qualquer conteúdo.

O que é gamificação?

Gamificação traz a metodologia de jogos para diversas áreas de nossas vidas, como nos negócios e na educação. O objetivo principal é engajar por meio da dinâmica do jogo, para que o indivíduo possa desenvolver interesse pelo assunto explorado e compreender conteúdos complexos de forma prática e lúdica, facilitando seu aprendizado e estimulando sua curiosidade. Afinal, somos seres naturalmente competitivos, certo?

Quando jogamos, queremos chegar ao final da fase com uma boa pontuação. Na gamificação, é preciso entender o conteúdo para conseguirmos bônus e prêmios ao longo do jogo.

Aprendendo com os games

Quando jogamos, estimulamos nosso cérebro a entender a dinâmica necessária para acumular pontos e vencer. Sabemos as regras e a história por trás do game e utilizamos todas as informações coletadas para alcançar um objetivo. Esse é o engajamento proposto pela gamificação. A tomada de decisões passa a ser do jogador, que precisa entender do assunto proposto para prosseguir.

Os jogos também permitem o desenvolvimento de habilidades como criatividade para solucionar problemas, além de persistência e linguagem interdisciplinar, combinando seus conhecimentos para alcançar objetivos.

A gamificação também aparece como grande auxiliar para alunos que optam por cursos à distância – já que muitas pessoas hoje em dia enfrentam problemas de concentração, essa é uma saída para manter o interesse na matéria combinando a prática com a teoria.

Vantagens da gamificação

A forma como absorvemos conteúdo e moldamos nosso aprendizado vem sofrendo transformações que andam de mãos dadas com os avanços da tecnologia. O mundo digital é um ambiente amplamente conhecido, com tendência a crescer ainda mais, por isso, conteúdos digitais passam a serem vistos como o futuro do aprendizado. Entenda quais são as vantagens de aprender com a ajuda de games:

  • Estimula o aprendizado: o objetivo dos jogos é acumular recompensas e chegar ao final com o máximo de prêmios possíveis. No âmbito da educação, isso só é possível quando aprendemos o conteúdo de forma plena. A gamificação permite que o aprendizado seja mais prazeroso e divertido.
  • Aguça a memória: os recursos de áudio e vídeo utilizados na formulação de um game, combinados com a dinamicidade da linguagem utilizada, ajudam o aluno a assimilar o conteúdo, fazendo com que ele se lembre do que aprendeu com mais facilidade.
  • Permite feedback constante: acertos e erros em games tem consequências, isso permite que o jogador identifique obstáculos e crie novas estratégias para conseguir superá-los.

Achou interessante? Em nosso site você encontra mais informações sobre gamificação, além de diversos conteúdos relacionados à educação e preparação para o futuro do mercado de trabalho.

Conecte-se com a Télos

Vem de DM
Chama no zap!
Manda um tweet
Somos profissionais também!
Quer oficializar a relação?

Clique nos ícones

2020, Télos. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Daniel Aroucha, projeto gráfico por Gabriel Aroucha.